Follow by Email

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Capivara no pio


Caçada de capivara no pio
Tempo se foi quando fazíamos caçadas de capivaras no pio. Naquela época tinha menos capivaras que agora, hoje poucos caçam as capivaras, os rios estão poluídos, as capivaras estão rotuladas de transmissoras de febre maculosa.
A caçada de capivara no pio, começa com o aprendizado de assoprar o pedaço de folha de lata dobrada com um furinho. Tomei ciência do dispositivo de sopro com um velho caçador amigo do meu pai. Fiz a folha dobrada, e quem diz de aprender a assobiar com aquilo. Verdadeiramente, não tem como ensinar outro assoprar para sair o ruído agudo. Eu coloquei aquilo na boca e fiquei por dois dias tentando, até que consegui. Foi realmente a primeira das vitórias deste tipo de caçada.
O local da caçada deve ser verificado antes, olhando os despojos dos animais e onde  descem e sobem para a água, bem como verificar os capins novinhos que andam saboreando. As barrancas do  rio sempre é o melhor local para encontrá-las , deve-se  ir com barco, pois ao alvejá-la, onde você possa ter um bom ângulo de visão. À tardinha, antes de escurecer você sobe na árvore, sempre com a espingarda descarregada, espera escurecer, vai preparado para enfrentar nuvens de pernilongos. Eu muitas vezes, trepado na árvore, ficava pensando que uma das piores torturas é ficar tomando picadas de pernilongos daquela forma. Continua o chamado pausado, pois não pode ficar todo momento chamando, elas podem desconfiar. Quando você ouve uma resposta, aquilo dá uma emoção danada, ela logo pia mais próxima e você fica ainda mais tenso,  muitas vezes ela sobe o rio ou desce e nada de vir. É um jogo de paciência, continua a chamar, aí você ouve-a saindo dágua e logo seu passos pela vegetação, mas a danada é desconfiada, cisma com alguma coisa, dá um baforão ,que até assusta a gente, e salta na água. Você é persistente e continua a chamar, fica até nervoso, que muitas vezes o ruído do pio sai meio rachado. Amiúde você continua com o assoprar e logo ouve um barulho de passos na vegetação, aí você para de piar, pois ela poderá desconfiar, o nervo vem à flor da pele. Seus ouvidos parecem que até ouvem mais que a sua capacidade, percebe que ela está bem próxima  acende o farolete e vê a bichona. De imediato leva a arma e alveja na paleta, pois na cabeça sempre é mais arriscado. Invariavelmente ela cai na água e a busca deve ser iniciada após 20 minutos, dando o tempo para aflorar. Eu sempre dizia que caçada de capivara é boa até que você não mate, depois que matou é só encrenca, tem que procurar pelo rio, que muitas vezes demora horas, limpar à noite e sair com seu corpo todo catingando capivara. A carne de capivara é um pouco enjoativa e o preparo é polêmico: uns falam para cozinhar na folha de mandioca para sair o cheiro forte, outros dizem para deixar uma noite a carne na água corrente, outros falam que não precisa fazer nada, só um bife e jogar na frigideira. Eu já comi carne de capivara na casa de amigos na forma de porpeta, linguiça,etc, mas a melhor que comi foi no RS, chuleta de capivara assada no espeto intercalada  com toucinho de porco.  
Desenho de Eloir M Marcelino


9 comentários:

  1. Muito bom, mestre Eloir, perfeita narração, com todos os detalhes do que é uma caçada de capivara no pio. Só quem já fez muito pode atestar isso... Ainda guardo meus pios de chapinha de lata e de tampinhas de garrafa amassadas. Isto me traz uma nostalgia, de tempos e acontecimentos que nunca mais vão voltar.
    Parabéns, e um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Esse na tampinha de garrafa eu fiz, um amigo do meu pai que ensinou, passei uns bons dias para aprender.
    Bons tempos....

    ResponderExcluir
  3. alguem tem um pio de capivara pra vender ou doar pramim

    ResponderExcluir
  4. Edgar, existem diversas firmas que fazem pios de capivara, inclusive a Maurilio Coelho pios, mas eu prefeiro o pio feito com folha de lata. Vc pega um pedaço de 8cmx4cm dobra na metade dos oito centimetros e faz um furo. O furo terá que ficar a 8 a 9milímetros do lado dobrado e no centro dos 4cm. Fura-se com um prego de uns 2mm os dois lados da folha. A dobra da folha deverá ficar em ângulo, não totalmente fechada. Agora vem o problema maior: é fazer funcionar o pio. Vc coloca na boca e pôe a língua debaixo de um dos furos e assopra. Eu fiquei mais que um dia todo para aprender a piar. Isto é Cultura! E.T dá pra fazer com a tampinha de garrafa tbém. endireita bem e dobra e faz o furo como falei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado vou tentar fazer um e depois eu te falo como foi e depois vou testar no mato onde elas tao blz..

      Excluir
    2. boa noite amigo eu consegui fazer o pio de capivara do jeito que vc falou foi piar elas responderam mas preciso de umas dicas pra piar elas responderam mas ficou de longe eu acho que perceberam eu ou selá.

      Excluir
    3. Edgar, não é sempre que temos sucesso,muitas vezes elas não vem de maneira nenhuma, tem ir tentando.

      Excluir
    4. Esse tipo de caçada se faz durante a noite ou durante o dia???? Desde já agradeço.

      Excluir
  5. Esse tipo de caçada se faz durante a noite ou durante o dia????

    ResponderExcluir